Depoimento – Massashi Yasunaga (JICA – Treinamento para Revitalização Regional)

Depoimento – Massashi Yasunaga (JICA – Treinamento para Revitalização Regional)

Em setembro de 2012 tive a oportunidade de ir para o Japão pela primeira vez em minha vida. Foi um sonho se realizando, pois desde criança tive uma enorme vontade de conhecer o país dos meus antepassados.
A JICA, com seus programas de bolsas de estudos, oferece inúmeras oportunidades para que sonhos como o meu se realizassem. Minha atuação em entidades nikkeis desde pequeno colaborou e muito para que eu fosse selecionado para o curso “Treinamento para Revitalização Regional” que visa fornecer know-how aos participantes para que revitalizem as suas entidades. No total fomos em 6 participantes, sendo 5 brasileiros e 1 argentina.
O curso foi promovido pela KITA (Kitakyushu International Techno-cooperative Association) em conjunto com a JICA na cidade de Kitakyushu, província de Fukuoka. Essa cidade já foi referência negativa no Japão por conta da poluição do mar e do ar causada pelas inúmeras indústrias que despejavam dejetos. A situação começou a mudar com a mobilização de donas de casas que fizeram inúmeros protestos, forçando o governo a investir na despoluição. Hoje, a cidade é referência na recuperação ambiental.
Durante o curso, tivemos a oportunidade de visitar empresas e ONGs da região, além de aprendermos muito sobre conceitos de Administração com o Miki-Sensei, responsável pelo curso. Tivemos inúmeras atividades em grupo e, ao final do curso, elaboramos e apresentamos um Plano de Ação de 3 Anos para as nossas entidades no Brasil, com base no que foi aprendido e vivenciado.
Foi uma excelente experiência e sou muito agradecido ao governo japonês, através da JICA e outras entidades, por oferecer esse tipo de programa para pessoas de outros países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *