Depoimento – Marcelo da Cruz Nascimento (MEXT – Língua e Cultura Japonesa)

Depoimento – Marcelo da Cruz Nascimento (MEXT – Língua e Cultura Japonesa)

Meu nome é Marcelo da Cruz Nascimento. Sou Estudante da área de japonês da Universidade de Brasília. No presente momento estou concluindo o meu curso de Língua e Cultura Japonesa oferecido pela Universidade de Gunma no Japão com a bolsa de estudos do MEXT (monbukagakusho).

Pra ser sincero, quando eu recebi a noticia que fui indicado para estudar em Gunma, no primeiro momento, fiquei muito feliz, pois poderia estudar no Japão, porém, um pouco apreensivo, porque não sabia nada sobre a região, e também não sabia se a Universidade de Gunma corresponderia aos meus objetivos. Contudo, comecei a pensar positivo e decidi encarar este desafio de ir a um lugar desconhecido e aprender o máximo sobre ele e me adaptar.

Graças ao programa da universidade, aos professores e a gentileza dos japoneses daqui, pude me adaptar bem rápido, e desenvolver meu estudo de língua japonesa bem mais rápido do que eu imaginava. Pude também, graças ao curso oferecido aqui na universidade, participar de aulas de artes e aprender várias técnicas que eram utilizadas antigamente no arquipélago japonês. Tenho bastante interesse em artes, por isso fiquei bastante satisfeito. Além disso, fiz grandes amigos aqui, dentre eles japoneses e intercambistas dos outros países. E conseqüentemente, pude aprender tanto sobre a cultura japonesa quanto sobre a cultura dos outros países, e também, tive a oportunidade de ensinar bastante sobre o Brasil para o pessoal aqui de Gunma.

A região de Gunma é realmente um lugar fácil para se morar. Pois, é bem tranqüilo, e não fica muito longe da região de Tóquio. Gunma também é famosa por seus onsen, que são os banhos públicos banhados por águas termais. A primeira vez que experimentei o onsen, para fala verdade, fiquei com um pouco de vergonha, pois no Brasil eu nunca tinha experimentado algo do tipo. No entanto, me acostumei bem rápido. E sempre que posso, visito algum onsen perto de casa para relaxar. Acho que já estou me tornando um legítimo morador de Gunma.

Além de Gunma, durante o programa eu tive a oportunidade de visitar alguns lugares famosos do Japão como Tóquio, Yokohama, Quioto, Osaka e Hiroshima. O Japão realmente é um lugar surpreendente, principalmente por sua praticidade e pontualidade e também, pelo seu contraste moderno e tradicional.

Daqui a pouco estarei voltando ao Brasil, porém já tenho a certeza que vivi uma das melhores experiências da minha vida. E pude crescer tanto intelectualmente quanto pessoa aqui no Japão, graças a essa incrível experiência.

Marcelo da Cruz Nascimento

Língua e Cultura Japonesa – Gunma University (2014/2015)

[Para saber mais sobre a bolsa, clique aqui!]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *