Depoimento – Takashi Yamanishi (MEXT – Língua e Cultura Japonesa)

Depoimento – Takashi Yamanishi (MEXT – Língua e Cultura Japonesa)

Pro meio da bolsa de estudo oferecida pelo governo japonês, tive o privilégio de estudar língua e cultura japonesa na Tokyo University of Foreign Studies, universidade dedicada ao ensino de línguas e relações internacionais.

Durante a bolsa, tive aulas sobre:

  • Língua japonesa (acadêmico e profissional)
  • História do Japão
  • Atualidade japonesa
  • Costumes da sociedade japonesa moderna
  • Aspectos socioculturais do Japão

O tema do meu relatório final foi “O suicídio e a mídia japonesa”, que disponibilizo na íntegra.

Extracurricularmente, me dediquei às atividades de ikebana e fui vice-presidente do TUFCOMMU, grupo de intercâmbio intercultural que realiza apresentações semanais sobre a língua e a cultura de um país.

Seguramente a imersão no Japão com os cinco sentidos aperfeiçoou o meu conhecimento na língua japonesa, mas também me proporcionou um profundo autoconhecimento como um Nikkei, ao reconhecer e refletir sobre as minhas raízes. Visitei a cidade que nasci, senti a cultura além da superficialidade teórica e tive a incrível experiência de fazer amizades superando fronteiras étnicas, linguísticas e culturais.

Não tenho dúvidas de que esse intercâmbio foi a melhor experiência da minha vida, e nada disso teria acontecido se não fosse pela língua japonesa, que usei como ponte e ferramenta. Convido todos a conhecerem o Japão e a estudarem o idioma, para que possam ter a singular experiência de se conectar à cultura, conectar-se ao país e – acima de tudo – conectar-se às pessoas.

Fabio Takashi Shibata Yamanishi

Língua e Cultura Japonesa – Tokyo University of Foreign Studies (2015/2016)

[Para saber mais sobre a bolsa, clique aqui!]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *