Depoimento – Massashi Yasunaga (JICA – Capacitação de gestores voltada para Empreendedores e Sucessores)

Depoimento – Massashi Yasunaga (JICA – Capacitação de gestores voltada para Empreendedores e Sucessores)

Entre Outubro e Novembro de 2016 fui agraciado com a minha segunda bolsa de estudos pela JICA. Diferentemente da primeira oportunidade, que foi ligada principalmente às atividades em entidades Nikkeis, dessa vez a bolsa estava ligada à atividade profissional. Na época, sócio-diretor de duas empresas com um amigo, encontrei o curso “Capacitação de gestores voltada a Empreendedores e Sucessores” na lista de cursos oferecidos pela JICA e pensei comigo mesmo que era uma chance de aprender conceitos que poderiam ser empregados nas empresas.
O curso foi promovido pela OVTA (Overseas Vocational Training Association) em conjunto com a JICA nas dependências da JICA de Yokohama. No total, fomos 10 participantes (4 brasileiros, 3 argentinos, 2 colombianos e 1 dominicana) e durante pouco mais de 4 semanas de curso tivemos inúmeras palestras e atividades em grupo com diversos profissionais das áreas de Administração, Marketing e Liderança, por exemplo. Em uma viagem a Hiroshima, visitamos diversas empresas e fábricas para vermos de perto como a gestão delas é realizada. Ao final do curso, tivemos que elaborar um Plano de Negócios de 5 Anos para nossas empresas com base no que vimos no curso.
Tanto esse curso quanto o curso “Kaizen e 5S” que são promovidos pela OVTA em conjunto com a JICA são super indicados para gestores e empreendedores. Sempre indico a meus amigos que são empreendedores. Acredito que quem tiver a oportunidade, não deve deixar de ter essa incrível experiência que é conhecer os conceitos de Administração de Empresas no Japão. Esses conceitos podem contribuir e muito para o crescimento das empresas brasileiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *