Depoimento – Kenzo Cavamura (MEXT – Língua e Cultura Japonesa)

Depoimento – Kenzo Cavamura (MEXT – Língua e Cultura Japonesa)

A minha experiência na bolsa da MEXT de Cultura e Língua Japonesa na TUFS:

​Olá pessoal! Vim para o Japão pela bolsa de estudos da MEXT, no final de Setembro de 2017, para estudar, durante 1 ano, cultura e língua japonesa na Universidade de Tóquio de Estudos Estrangeiros (東京外国語大学, ou TUFS – Tokyo University of Foreign Studies). Essa bolsa é direcionada para estudantes que estudam a língua japonesa como graduação e também para universitários nikkeis (descendentes de japoneses) que têm conhecimento da língua japonesa. No meu caso, vim por essa bolsa como universitário nikkei. Há várias opções de universidades para o candidato escolher, que variam de acordo com nível de língua japonesa do candidato. Para saber mais sobre a respectiva bolsa, acessem o site da embaixada ou do consulado, vale a pena todo o esforço! Fazem 3 meses desde que cheguei e estou realmente vivendo um sonho, sou muito grato por ter essa oportunidade! Poder estudar a língua e a cultura do país em um país como o Japão e em uma universidade tão excelente é certamente uma experiência sem igual!

Primeiramente, sobre a localização, a TUFS fica no interior de Tóquio, ou seja, ao mesmo tempo que é um ambiente calmo e sem aquela famosa correria de Tóquio, é relativamente perto de tudo isso e de infinitos pontos turísticos, possibilitando a ida para qualquer lugar usando o excelente transporte público do Japão! Só ter o aplicativo no celular (para não se perder) e sair explorando Tóquio da maneira que quiser! hahaha

​A TUFS tem uma ótima infraestrutura pra receber estudantes do mundo inteiro, havendo 3 dormitórios dentro do campus, o que é muito prático e conveniente. Assim, não há a necessidade de gastar dinheiro com transporte para ir às aulas, por exemplo. Na universidade há uma associação de estudantes que promove a integração entre estudantes japoneses e estrangeiros, e também a universidade organiza diversos passeios e atividades sobre o Japão! Dessa forma, você consegue vivenciar experiências que nunca teria por si só! Por haver estudantes de vários lugares do mundo, você interage com pessoas de diversas culturas e, assim, vivencia uma experiência internacional muito rica! Tantas pessoas incríveis de tantos lugares diferentes! Inclusive, há muitos brasileiros estudando nessa universidade (só dessa mesma bolsa são 7 pessoas), o que facilitou muito no começo pela ajuda que me deram. Além de tudo isso, a universidade é uma referência no ensino de línguas, em especial, a língua japonesa.

​Na TUFS, há aulas de língua japonesa para todos os níveis, desde o básico até o avançado. Alguns dias depois da chegada no Japão, há uma prova de nivelamento para decidir em qual nível cada pessoa ficará, e, felizmente, o nível de kanji e o de japonês são independentes. Eles reconhecem que o conhecimento de japonês e o de kanji são fatores que não estão necessariamente amarrados entre si. A grade horária é montada pelo estudante, podendo pegar matérias não só de japonês, mas também de diversas outras línguas. Sobre as matérias de língua japonesa, há uma variedade incrível: gramática, kanji, escrita, leitura, compreensão auditiva, pronúncia, ensino de língua japonesa (para futuros professores), etc. Além disso há muitas outras matérias sobre o Japão: cultura, história, literatura, atualidades, séries e documentários, e até mesmo uma matéria sobre aspectos legais sobre o Japão! Dessa forma, há um grande leque de opções para você realmente estudar o que quiser sobre a cultura e língua japonesa!

​Em particular, para estudantes dessa bolsa, há uma matéria principal sobre a pesquisa que a pessoa irá fazer no Japão, a tese que será trabalhada durante esse período de 1 ano. Desde que seja relacionada à língua, cultura ou sociedade japonesa, o tema da tese é livre, então é só escolher um tema de seu interesse e mandar a ver! Aliás, é necessário atenção na hora de escolher as matérias que irá fazer, porque o tempo pode ser insuficiente para fazer tanta coisa! (Experiência própria hahaha)

​Nas faculdades do Japão há os clubes de atividades extracurriculares, onde você pode interagir com japoneses e fazer amizades! Há clubes de esportes, música, danças, artes marciais, elementos da cultura japonesa, etc; certamente haverá algum de seu interesse! Dependendo do clube, pode ser que haja um acampamento, onde os membros viajam juntos para algum lugar para praticar e se divertir (isso mesmo, igual aos dos animes hahaha). Ainda nao tive a oportunidade de participar disso mas certamente irei! É muito interessante participar de algum clube para ter a experiência completa de um universitário japonês e fazer algo que goste para ter aquele importante tempo de lazer, não é mesmo? Hahaha

​Enfim, essa bolsa de estudos é, de verdade, algo muito sensacional! É basicamente isso que estou vivendo aqui no Japão, estou me divertindo bastante, tendo várias experiências que guardarei para sempre, e, claro, estudando bastante (perdendo algumas noites de sono mas faz parte), aliás, bolsa de estudos é para estudar, não é mesmo? hahaha

Algumas reflexões que tive com essa experiência:

​Como já falei bastante sobre a universidade e sobre como essa bolsa de estudos está sendo fantástica, gostaria de falar sobre algumas reflexões que tive através dessa experiência. Já tinha vindo ao Japão outras duas vezes, mas morar e estudar por um longo período está sendo uma experiência completamente diferente. Não só por morar sozinho em um país totalmente diferente, mas por diversas outras coisas que mudaram a minha forma de pensar.

​Todo mundo sabe, por exemplo, sobre como o Japão é seguro e como o transporte público é bom. Mas, viver aqui e sentir com a própria pele essas qualidades do Japão é algo muito impressionante. ¨Ver que é seguro andar de madrugada; ver que o sistema ferroviário japonês, com infinitas linhas e um alcance absurdo, pode ser usado facilmente por qualquer um com um aplicativo de celular, sem nenhuma preocupação¨. Foi muito impressionante ver como algumas coisas incrivelmente funcionam aqui, e pensar como deveriam funcionar em qualquer outro lugar do mundo também.

​Aqui na TUFS há pessoas de vários lugares do mundo, por isso estou constantemente em contato com várias culturas e cada vez mais apliando o campo de visão e abrindo a mente. Além disso, ao conhecer outras culturas, você acaba conhecendo mais sobre a sua própria cultura. Nesse aspecto, vi que eu não estava dando a devida importância à cultura brasileira, não me interessava como deveria. Meio irônico sair conhecendo outras culturas sem nem saber direito o que é a cultura do próprio país, não? Assim, percebi a minha identidade brasileira e passei a dar mais valor a ela.
​Cada país tem seus lados positivos e negativos; assim é o Japão, e assim é o Brasil. Ao mesmo tempo que me encantei por vários aspectos do Japão, também percebi os problemas que estão presentes neste país. Ao mesmo tempo que vi que muitas coisas aqui são muito melhores que no Brasil, reconheci as qualidades do Brasil e vi como é um excelente país também, com um potencial grandioso. Esse processo de conhecer mais sobre o meu próprio país através da vivência em outro país foi algo muito fascinante para mim.

​Passaram-se 3 meses dessa bolsa de 1 ano; espero aprender mais e mais e aproveitar da melhor forma possível essa oportunidade única de estar estudando aqui no Japão, esse momento único. Como um brasileiro no Japão, faço parte de uma comunidade responsável pela imagem que o brasileiro tem fora do Brasil. Assim, não só vou esforçar para aumentar o conhecimento, como vou me esforçar para representar bem o país e contribuir na propagação do bom e do melhor do Brasil.

Luiz Eduardo Kenzo Igari Cavamura

Língua e Cultura Japonesa – Tokyo University of Foreign Studies (2017/2018)

[Para saber mais sobre a bolsa, clique aqui!]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *