Seminário sobre Água – Gestão de Recursos Hídricos e Iniciativas para mitigação da crise hídrica no Distrito Federal

Seminário sobre Água – Gestão de Recursos Hídricos e Iniciativas para mitigação da crise hídrica no Distrito Federal

 

A ABRAEX, com o apoio da JICA e Embaixada do Japão, realizou no dia 28/02, o Seminário sobre Água, que contou com as palavras de autoridades japonesas e brasileiras e com as apresentações de especialistas na área de gestão de recursos hídricos. Participaram do evento estudantes e profissionais de diversas áreas, do setor público e privado, além de estudiosos e interessados sobre o tema, inclusive representantes de órgãos consulares, ONGs e assessorias legislativas.

Veja, a seguir, a descrição das palestras:

 

Palestra 1: Abertura com a presença de autoridades brasileiras e japonesas 

Igor Danin Tokarski – Secretário de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal

Yoshihiro Miyamoto – Representante Sênior – JICA

Fábio Takashi – Presidente da ABRAEX

A abertura foi marcada por uma perspectiva realista sobre o atual quadro hídrico do Distrito Federal e os esforços conduzidos para mitigar os efeitos da crise na região. O destaque sobre a importância do tema, no contexto local e global, foi enfatizado pelas autoridades presentes na mesa de abertura.

 

Palestra 2: Governança e Segurança Hídrica no Distrito Federal

Dr. Jorge Enoch Furquim Werneck Lima – Diretor da ADASA

A palestra abordou uma perspectiva técnica sobre as condições das bacias hidrológicas presentes na região do Distrito Federal e como a compreensão sobre as peculiaridades da região é importante para formulação de políticas públicas sobre recursos hídricos.

 

Palestra 3: Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos

Sra. Mariane Moreira Ravanello – Coordenadora da Agência Nacional de Águas – ANA e ex-bolsista da JICA

A palestra apresentou um quadro geral sobre a gestão de recursos hídricos no Brasil e as iniciativas do Governo Federal para o desenvolvimento e implementação de estratégias de gestão desses recursos.

A palestrante realizara, por meio da bolsa de estudos JICA, o curso “Integrated Basin Management for Lake Environment” (Gestão Integrada de Bacias para Ambientes Lacustres), na província de Shiga, Japão, em 2013.

 

Palestra 4: Experiências exitosas na Gestão de Recursos Hídricos no Distrito Federal

Sr. Rafael Mello – Superintendente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal – ADASA

A palestra tratou dos desafios e aprendizados na condução da crise hídrica no Distrito Federal. Destacou o papel da Secretaria de Meio Ambiente e da ADASA como condutora da crise e a importância das parcerias com estados vizinhos e com o Governo Federal para mitigar os efeitos da crise hídrica na região.

 

Palestra 5: Encerramento e apresentação da organização do 8º Fórum Mundial da Água, 2018.

Sra. Eliana Fortis – Comitê Executivo do 8º Fórum Mundial da Água e Ex-bolsista da JICA

A palestra deixou uma mensagem positiva sobre os avanços no desenvolvimento de uma agenda pública global sobre o tema Água. A realização do Fórum Mundial em Brasília, a primeira edição do evento no hemisfério sul, foi apontada como um marco histórico sobre o tema e uma mensagem em prol do compromisso mundial sobre a gestão de recursos hídricos.

A Sra. Eliana Fortis realizara, por meio da bolsa de estudos JICA, curso na área de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em Tóquio, Japão, em 1990.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *