Seminário Técnico – TV Digital no Brasil: 10 anos depois

Seminário Técnico – TV Digital no Brasil: 10 anos depois

A ABRAEX, com o apoio da JICA, Embaixada do Japão e ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações, realizou no dia 11/03/2019, o Seminário Técnico – TV Digital no Brasil: 10 anos depois, que contou com as palavras de autoridades japonesas e brasileiras e com as apresentações de especialistas na área de TV Digital.

Participaram do evento estudantes e profissionais de diversas áreas, do setor público e privado, além de estudiosos e interessados sobre o tema.

Veja, a seguir, a descrição das palestras:

 

Palestra 1: Histórico e resultados da implementação da TV Digital no Brasil

Eduardo Santos, especialista da ANATEL, atuando no planejamento de canalização para operação dos serviços de radiodifusão, ex-bolsista da JICA

O Brasil foi primeiro país no mundo a conduzir o desligamento analógico em conjunto com o leilão de parte da faixa usada pela televisão. A palestra deu um panorama geral sobre a TV Digital no Brasil ao longo dos últimos 10 anos. O modelo de transição foi arquitetado e conduzido pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e permitiu difundir no  país a tecnologia de quarta geração (4G) de telecomunicações móveis.

 

 

Palestra 2: TV Digital e políticas de TICs do Japão

Shinya Fujiwara, Segundo Secretário da Embaixada do Japão no Brasil, Departamento de Economia, Encarregado de Assuntos de TIC, Assistência Médica e Saúde

O Japão desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da tecnologia de televisão digital adotado no Brasil e na capacitação de dezenas de profissionais brasileiros que atuaram no projeto. Na palestra, foi apresentada a história da transição da TV digital no Japão e as políticas de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *