Depoimento – Kim Kussakawa (JICA – Kaizen & 5S)

Depoimento – Kim Kussakawa (JICA – Kaizen & 5S)

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2019 tive a oportunidade de participar do Programa de Co-Criação do Conhecimento organizado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). O treinamento em Kaizen e 5S teve como objetivo a capacitação através de aulas teóricas e visitas as empresas japonesas. Foram visitadas empresas de diversos segmentos de pequeno, médio e grande porte, em comum, todas desenvolviam atividades voltadas para melhoria, aumento de produtividade e qualidade.

Sou Engenheiro Civil formado pela Universidade Estadual de Maringá e tenho atuado em obras de Infraestrutura na Construção Civil desde 2009.

Conheço o Programa de Treinamento da JICA desde jovem porém nunca havia despertado o interesse em cadidatar-me para uma vaga, principalmente por não ter estudado a língua japonesa quando criança e achar que seria um requisito obrigatório para ir ao Japão.

Entre 2015 e 2016 tive a oportunidade de trabalhar em Moçambique e percebi de maneira ampla, como a JICA está presente no mundo e vem desenvolvendo vários trabalhos em diversas áreas do conhecimento. Quando retorno ao Brasil busquei me informar quais os programas poderia participar, descobri que alguns treinamentos ocorrem com apoio de tradutores e que, a prova em língua japonesa é parte integrante do processo de seleção mas dependendo do curso não é eliminatório.

O Programa

O grupo era formado por 12 pessoas, sendo: 6 brasileiros, 4 argentinos, 1 peruano e 1 chilena. A troca de experiências entre o grupo foi fantástica, a possbilidade de conviver com pessoas de outras nacionalidades permite compreender melhor diferentes culturas.

A combinação das aulas que tivemos no Centro de Yokohama combinado com as visitas permitiu ver as inúmeras possibilidades de aplicação do Kaizen e 5S.

Mais que isso, o Kaizen que conhecemos comumente como Melhoria Contínua e o 5S estão presentes no dia a dia dos japoneses, mais que uma metodologia é parte integrante na cultura do País.

Origem

Sendo descendente de japoneses (sansei 3ª Geração), estar no Japão é poder buscar mais informações sobre a nossa identidade e o papel que temos na sociedade. O porto de Yokohama é um local emblemático na imigração do Japão, podemos ir ao Museu da Imigração e ver como que o Japão preserva este memória dando valor a essa história e, de certo modo, fiquei orgulhoso de fazer parte disso.

Japão

Criamos muitos expectativas antes de chegar ao Japão mas é difícil descrever em palavras, muito menos em um breve relato. Para mim, a expectativas foram superadas seja pela organização e limpeza, segurança, respeito e preocupação com o próximo. Não que a vida seja mais fácil mas me parece que funciona de maneira lógica.

Agradecimentos

Gostaria de agradecer imensamente a oportunidade dada pela JICA, sem dúvidas, despertou uma vontade de ser um agente de mudança para que possamos compartilhar aquilo que podemos aprender. No Job Report utilizei a palavra “SHARE” e fui indagado o quão amplo essa palavra possa ser, desde então penso em como podermos criar formas para compartilhar este conhecimento em família, no trabalho e para aqueles que tem interesse de conhecer e aplicar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *