Informações sobre Bolsas de Estudo do Governo Japonês
Por que estudar no Japão?
O Japão possui um alto nível educacional, concentrando universidades de grande reconhecimento na Ásia e no mundo. É também um país que oferece boas condições de segurança para se viver e estudar, além de um eficiente sistema de transporte público de saúde.
Apesar dos avanços tecnológicos, o Japão ainda preserva uma forte tradição cultural nas cidades, na culinária e nos costumes. Além de ser dotado de uma natureza exuberante e bastante variada, com as diferentes estações do ano, proporcionando uma experiência única e fascinante aos seus visitantes.
Bolsas MEXT
O Governo do Japão, através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), e por intermédio da Embaixada do Japão no Brasil, oferece, anualmente, bolsas de estudo para estrangeiros em universidades e instituições japonesas.
Todas as bolsas MEXT garantem a isenção das anuidades dos cursos, a passagem de ida e volta para o país, curso de língua japonesa e um valor para manutenção do estudante no país – que pode variar entre 3 e 5 mil reais mensais.
Bolsas oferecidas pelo MEXT:
Bolsas JICA
A JICA (Japan International Cooperation Agency) oferece bolsas de estudos ao Japão, custeadas pelo Governo Japonês e implementadas em parceria com Governo das Províncias, ONGs, Universidades, entidades de utilidades públicas, empresas privadas entre outros.
Atualmente, a JICA recebe cerca de 8.000 técnicos oriundos de países em desenvolvimento todos os anos, em áreas bastante diversificadas como: planejamento de desenvolvimento, administração pública, empreendimentos públicos, transporte, infraestrutura social, comunicação e informação, agricultura, pecuária, floresta, pesca, mineração, comércio, turismo, capacitação, saneamento, seguridade social, etc.
Existem também programas específicos para descendentes japoneses da América Latina que desejam adquirir habilidades técnicas e conhecimentos necessários ao desenvolvimento profissional por meio do treinamento técnico, sendo capacitados a liderarem a comunidade de seus respectivos países, contribuindo desta forma para a melhoria da região a que pertencem.
Bolsas oferecidas pela JICA:
Fundação Japão
A Fundação Japão é uma organização vinculada ao Ministério das Relações Exteriores do Japão, estabelecida em 1972, cujo objetivo é promover o intercâmbio cultural e a compreensão mútua entre o Japão e outros países.
Programas e atividades desenvolvidas em três categorias principais:
- Intercâmbio Artístico e Cultural
- Ensino da Língua Japonesa no Exterior
- Estudos Japoneses no Exterior e Intercâmbio Intelectual
Link para o Guia de Programas da Fundação Japão – Ano fiscal 2018-2019
Programa Fellowship – JSPS
A iniciativa, fruto de acordo de cooperação da CAPES com a Sociedade Japonesa de Promoção da Ciência (JSPS), selecionará projetos conjuntos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, com vistas ao intercâmbio científico entre instituições de ensino superior do Brasil e do Japão para formação de recursos humanos de alto nível nos dois países.
O programa tem como objetivo:
- Fortalecer a cooperação entre Instituições de Ensino Superior e/ou de Pesquisa do Brasil e do Japão;
- Fomentar a colaboração e o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e japoneses;
- Fomentar a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação no nível de doutorado e de pós-doutorado.
JET Programme
O Japan Exchange and Teaching Programme (JET) – ou JET Programme – é um programa do governo japonês que visa a promover o enriquecimento do intercâmbio cultural, o ensino de línguas estrangeiras e a mútua compreensão entre as nações.
Os aprovados na seleção JET serão contratados como funcionários públicos especiais em repartições públicas regionais e atuarão como CIRs (Coordenadores de Relações Internacionais) no Japão. A principal função dos Jetistas consiste em divulgar a cultura brasileira através de palestras e aulas de língua portuguesa ou organizando eventos e servindo como tradutor e intérprete.