Depoimento – Akira Yassui (JICA – Programa de formação da Futura Geração da Comunidade Nikkei)

Depoimento – Akira Yassui (JICA – Programa de formação da Futura Geração da Comunidade Nikkei)

Em julho de 2015, tive o privilégio de participar do primeiro Programa de Formação da Geração Futura da Comunidade Nikkei (Programa de Convite aos Universitários), promovido pela Japan International Cooperation Agency – JICA; juntamente com 9 brasileiros e 11 pessoas da América Latina. Tivemos inesquecíveis momentos e conhecemos grandes profissionais de diversas áreas do conhecimento.

O primeiro dia do tão esperado Programa da JICA para universitários iniciou com a cerimônia de abertura juntamente com os representantes do Kaigai Nikkeijin Kyokai. Em seguida, tivemos uma pequena palestra a respeito de bolsas de estudos promovidos pela JICA, depois, uma palestra com um professor argentino, também ex-bolsista, sobre um panorama histórico da imigração japonesa no continente americano. Ouvir tais palestras foi, no mínimo, inspirador; talvez porque adquirimos novas formas de pensar e refletir a respeito da comunidade Nikkei dos países da América Latina. Acredito que essas discussões foram extremamente enriquecedoras e fundamentais para o sucesso deste Programa.

Na semana seguinte, tivemos a oportunidade de conhecer a Yokohama National University e a Tokai University, fomos muitíssimo bem recebidos pelos estudantes e professores que organizaram toda a programação, de nada tivemos falta. A parte mais marcante para mim, sem dúvida, foi a interação que tivemos com os estudantes japoneses e estrangeiros. Os professores separaram momentos para compartilharmos a respeito do sistema educacional de cada país, situação econômica, machismo sob o ponto de vista cultural, homofobia, e diversos outros temas. Pequenos momentos, mas eternos. Tais oportunidades me despertou ainda mais o interesse em continuar meus estudos de pós-graduação no Japão, e de preferência, em uma das universidades em que pude visitar.

Antes de partir ao Japão, várias vezes me perguntava: por que o governo japonês faz questão de investir tão pesado nos estudantes nikkei? Não seria mais barato enviar apenas bons livros ao Brasil? Acredito que a resposta está naqueles que vivenciaram o privilégio de compartilhar e discutir a cultura, opiniões e pensamentos a respeito do futuro da comunidade Nikkei. Novas propostas e maneiras de pensar. Esse foi o primeiro passo de uma grande caminhada da nova geração dos Nikkei, temos em nós, a responsabilidade e de sermos a ponte que promove a cooperação entre os países. Por fim, agradeço de coração aos membros da JICA, das universidades do Japão e aos demais colaboradores por cada ensinamento e exemplo que nos foi dado.

Lucas Akira Yassui Tanihira

JICA – Programa de formação da Futura Geração da Comunidade Nikkei (Universitários)

[Para saber mais sobre a bolsa, clique aqui!]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.