Encontro Nacional debate fortalecimento da relação entre Japão e Brasil

Encontro Nacional debate fortalecimento da relação entre Japão e Brasil

A Associação Brasiliense de Ex-Bolsistas Brasil Japão (ABRAEX) e a Embaixada do Japão no Brasil realizaram em 23 de março de 2024, sábado, o XVII Encontro Nacional de Ex-Bolsistas do Governo Japonês.


O tema do encontro foi o fortalecimento da conexão entre as associações regionais e suas experiências para potencializar a colaboração dos ex-bolsistas do governo japonês nas atividades das associações.
O embaixador do Japão, Teiji Hayashi, recebeu os representantes das doze associações de ex-bolsistas de todas as regiões do Brasil. Também participaram da reunião o atual e o novo representantes chefes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).


Ao mencionar os 130 anos das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil, o embaixador afirmou que gostaria de declarar 2025 como o ano do intercâmbio entre os dois países. Nesse sentido, quer maior participação dos jovens na próxima década para o fortalecimento desses laços com a clara definição de objetivos comuns. Destacou ainda as ações que o governo japonês está colocando em prática para fortalecer essa relação, inclusive por meio de eventos acadêmicos entre universidades brasileiras e japonesas.


Os representantes da embaixada japonesa e da JICA explicaram seus projetos e os participantes das associações apresentaram as realizações de 2023 e os planos para 2024. Também houve um debate sobre o 4º Encontro Internacional das Associações de Ex-Bolsistas do Governo Japonês em Tóquio, promovido pelo Ministério de Assuntos Estrangeiros do Japão (MOFA).


Duas jovens ex-bolsistas do Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) falaram sobre suas experiências nas prefeituras de Wakayama e Aomori. Foram apresentados ainda os seis aprovados na bolsa de estudo do MEXT, que embarcam ainda neste ano para o Japão, onde irão iniciar os estudos em áreas de ponta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.