Seminário: Experiências Japonesas no Ensino Integral

Seminário: Experiências Japonesas no Ensino Integral

A ABRAEX, com o apoio da JICA, Embaixada do Japão e da Secretaria de Educação do DF, realizou no dia 21/08/2019 o Seminário “Experiências Japonesas no Ensino Integral“, que contou com as palavras de autoridades japonesas e brasileiras e com as apresentações de especialistas na área de Educação Japonesa.

Participaram do evento profissionais da área de educação, além de estudantes e interessados sobre o tema.

Veja, a seguir, a descrição do evento:

 

Palestra 1: Sistema Educacional Japonês

Takashi Yamanishi, presidente da ABRAEX, ex-bolsista da JICA

Para tentar entender como os japoneses realizam o que fazem na educação, a palestra apresentou uma breve história da educação japonesa, o sistema de ensino vigente (sistema 6-3-3-4: 6 anos de ensino fundamental, 3 anos de ensino médio, três anos de colegial e 4 anos de universidade), descrevendo as particularidades da educação japonesa. Por fim, foi apresentado os problemas atuais e as visões futuras.

 

 

Palestra 2: Experiências Japonesas no Ensino Integral

Hiroyuki Suzuki, Chefe do Departamento de Cultura e Imprensa da Embaixada do Japão

O Secretário Suzuki conduziu a palestra respondendo às perguntas previamente enviadas pela Secretaria de Educação, como os desafios que o sistema educacional japonês enfrenta nos dias de hoje. Foi também mostrado um vídeo informativo (https://youtu.be/VPLdG51DAnE) sobre a dinâmica da Escola Primária do Japão.

 

Após as palestras foi dado um espaço para perguntas e respostas sobre o Ensino Integral, que foram esclarecidos pelos palestrantes.

 

Depoimento: Vivências na Educação Japonesa

Miyu Takido – Kanda University of International Studies

Shiina Araki – Kanda University of International Studies

Yota Sotoyama – Kyoto University of Foreign Studies

Três intercambistas japoneses, estudantes de Letras-Português na Universidade de Brasília, relataram as suas experiências dentro do sistema de ensino japonês.

 

Palestra 3 – Explicação sobre a Bolsa de Estudos do Governo Japonês (Bolsa de Estudos MEXT) para Treinamento de Professores no Japão

Marta Miyuki Yada – Assessora Executiva do Departamento de Cultura e Divulgação da Embaixada do Japão

Foi explicado sobre a bolsa oferecida aos professores, orientadores pedagógicos, assistentes educacionais, diretores, etc. do ensino fundamental e/ou médio, com o objetivo de realizar pesquisa, em universidades japonesas, nas áreas relacionadas à educação, e aplicá-los em suas escolas no Brasil.

Após as palestras, foi promovido o networking entre os membros presentes em um coffee break.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.