XII Encontro Nacional das Associações de Ex-bolsistas do Governo Japonês

XII Encontro Nacional das Associações de Ex-bolsistas do Governo Japonês

No dia 16 de março, a Embaixada do Japão sediou o XII Encontro Nacional das Associações de Ex-bolsistas do Governo Japonês, sob a coordenação da ABRAEX.

O evento reuniu 13 representantes de 11 associações regionais de ex-bolsistas do governo japonês de todo o Brasil.

 

O Sr. Embaixador Akira Yamada, da Embaixada do Japão, agradeceu a presença de todos. Fez referência ao histórico de encontros das associações que se encontra em sua 12º edição. Ressaltou que o governo japonês atendeu aproximadamente 300 mil estudantes até 2018, mas que os estudantes brasileiros têm uma parcela pequena nesse total, apenas 0,2% da participação total. Ressaltou seu desejo é ampliar a participação dos brasileiros. Destacou o apoio da ABRAEX na coordenação do evento de maneira a tornar possível a realização do presente encontro. Também foi proferida uma palestra apresentando a sua relação histórica com o Brasil desde sua época como estudante até suas experiências de trabalho já como membro do Ministério das Relações Exteriores do Japão.

O Sr. Hiroshi Sato, Representante Chefe da JICA (Japan International Cooperation Agency), deu boas vindas a todos e agradeceu o convite para participar deste Encontro Nacional. Mencionou a participação da JICA na modalidade de cooperação técnica com profissionais brasileiros. Conta com 11.580 ex-bolsistas da JICA e a cada ano são convidados aproximadamente 300 bolsistas brasileiros todos os anos. Destacou a importância dos ex-bolsistas na disseminação do conhecimento e troca de experiências. A expectativa é que as associações sejam instituições colaboradoras das atividades da JICA executada no Brasil em diversas áreas de atuação. Desejou uma reunião produtiva e proveitosa e sua disponibilidade para fortalecer a parceria e colaboração com as associações. Agradeceu o apoio da ABRAEX na coordenação do evento de maneira a tornar possível a realização do presente encontro.

O Sr. Shinji Sato, Representante Sênior da JICA, responsável pela área de projetos apresentou a participação da JICA no Brasil e as oportunidades de cooperação. A JICA é uma das maiores agências de cooperação bilateral do mundo e tem participação em mais de 150 países. Iniciou sua cooperação com o Brasil em 1959 e completa neste ano 60 anos de cooperação. Até 2018, 11.580 brasileiros participaram do programa. Para o próximo ano fiscal estão programados 46 cursos com 48 vagas. Trata-se de oportunidades para obter conhecimentos avançados em diversas áreas profissionais.

Os participantes relataram sobre a atual situação em cada região no que refere às atividades de divulgação de bolsas de estudo, palestra e atividades culturais, bem como as atividades das Associações. Cada associação tem se esforçado dentro das suas possibilidades para o fortalecimento da relação entre o Brasil e o Japão, e despertou-se a necessidade de mudar a cultura dos ex-bolsistas, de modo que possamos trazer um sentimento de agradecimento e responsabilidade, tendo um compromisso maior com o esforço coletivo.

O evento teve como tema principal “Desafios para fortalecer as Associações”, e é possível resumir na necessidade de sustentabilidade das associações. Para alcançar tal objetivo, devem ser identificadas alternativas para captação de novos membros e recursos, além de aumentar a visibilidade dentro da comunidade e das três esferas administrativas do governo. O uso de novas tecnologias e as diversas experiências relatadas na seção de desafios permitem identificar iniciativas, ou propostas de inciativas, que viabilizem esses objetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.